3 de setembro de 2008

textos avulsos 3

O PDDU, SALVADOR E O MUNDO


Assim que o PDDU de Salvador foi aprovado pela Câmara de Vereadores, o prefeito, João Henrique (PMDB) emitiu uma nota à imprensa, previamente organizada tal a sua certeza de êxito na Casa legislativa, dando conta de que as novas gerações da cidade vão se orgulhar do projeto. Trata-se, obviamente, de uma frase de efeito para coroar sua vitória ainda que, todos sabemos, os filhos da terra têm sempre, em quaisquer circunstâncias amor à sua cidade, quer seja Salvador ou Chorrochó; Itiúba ou Vitória da Conquista.


Reconhece-se, no entanto, em dupla ação, uma vitória do prefeito no campo político e na área administrativa ainda que o PDDU, dá forma como está concebido, sequer os próprios vereadores sabendo o teor e aplicabilidade de algumas emendas, beneficiará, sem dúvida alguma, a classe média alta e os empreiteiros da construção civil, ambos interessados em ocupar o que restou da franja Atlântica à vista do oceano. Nada mais do que isso. O que acontecerá daqui a 10 anos sinaliza nessa direção.


Até porque, na outra parte da cidade, aquela já ocupada em aproximadamente 70% ou mais do seu território, não tem PDDU, PDDA, PDdoB que resolve mais. Não dá sequer para ordenar o que está ocupado. E não precisa ser urbanista nem tampouco engenheiro para verificar as ocupações no miolo da cidade (Mata Escura, Estrada das Barreiras e adjacências), em toda área do Subúrbio Ferroviário, enseada do Cabrito, São Caetano, Bairro da Paz e dezenas de outros arruamentos. É uma desordem só feita pela engenharia popular em ocupação plena: cumeadas, baixadas, canais, berços de rios e lagos, e tudo o mais que a mão do homem pode tocar.


O prefeito, em sua obrigação institucional faz sua parte, elogia o PDDU e a cidade como manda o protocolo.Mas, o chefe do executivo não deve subestimar a inteligência dos baianos ao enxergar na cidade do Salvador um sitio que se apresentará, em competitividade, como costuma frisar, com Barcelona, Paris, Londres e núcleos urbanos dos emirados árabes. Até porque, isso representa uma miragem de contos das Mil e Uma Noites, na medida em que, no máximo, Salvador pode ser comparada como Fortaleza e Recife, cidades do Nordeste brasileiro, e sequer se iguala com as cidades do seu porte no Centro-Sul, como Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.


Salvador se encontra numa distância tão grande de Barcelona ou Madri, pra citar duas cidades da Espanha que não são as melhores da Europa, assim como o Vitória de ser campeão nacional em 2008. O metrô de Madri, só para se dar um exemplo, cresce a 5 km por ano. Ou seja: desde que o Metrô de Salvador começou a ser construído, em 1999, o metrô da capital espanhola já avançou 40 km. Enquanto isso, o Metrosal reduziu de 14.5km para 5km, passou a ser conhecido como metrô calça-curta e ninguém sabe, sequer, quando será inaugurado esse trecho. O Museu do Prado, de Madri, recebe mais turistas num ano do que qualquer museu de Salvador recebe em 50 anos.


Óbvio que o prefeito não vai sair falando mal de sua cidade. Porém, deve por os pés no chão, dizer que algum dia chegaremos ao nível de Curitiba. E não mais do que isso. Porque ainda que baiano burro nasce morto, os vivos que já foram em outras praças sabem que a distância entre Salvador e outras cidades do mundo é abissal. Que outra cidade do continente europeu, só para citar um dos continentes, tem 450 favelas aqui chamadas de invasões ou assentamentos sub-normais, são baleados 20/30 pessoas todos fins de semana, e morrem assassinados entre 10/15 entre todas as sextas e domingos?


Salvador está fora do circuito cultural internacional há décadas. Esses projetos quando chegam ao Brasil, no máximo, circulam no eixo Rio/São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Manaus. Não estamos produzindo nada em padrão internacional, salvo a música axé. Zero no teatro, zero no cinema, zero nas artes plásticas, zero na literatura e assim por diante. Tem umas 30 semanas que o catalão Carlos Ruiz Zafón, de Barcelona, pontua entre os mais vendidos do Brasil, nas listas de Veja, Época, etc., com o livro A Sombra do Vento. E nós, os letrados de Salvador não estamos conseguindo vender nossas obras nem em Feira de Santana. A imprensa local é capaz de dar um caderno sobre um autor estrangeiro, uma página para Sherlock Holmes, e reserva duas linhas para os brasis.


Salvador só tem um evento com certa visibilidade internacional que é o Carnaval. Ainda assim, deixou de ser uma manifestação da cultura popular, em maior parte, para se tornar um grande show onde mais se fala em dinheiro do que em cultura. Até as agremiações mais pobres vinculadas aos bairros, as culturas indo-euro-afro-descendentes, com matrilinearidade predominante afro, entraram nessa ciranda. Resultado: as escolas de samba do Rio de Janeiro se igualaram em termos mercantis a qualquer entidade da Bahia e o Carnaval de Veneza, no plano cultural, passou a ser mais importante do que o nosso. Resta-nos, em termos de espontaneidade, a Mudança do Garcia.


Vou dar mais um exemplo já que o prefeito gosta de falar de Barcelona. Quem chega no aeroporto internacional de BCN pega o metrô para qualquer local da cidade pagando 2.4 euros, o equivalente a 7 reais, levando consigo as malas com segurança. Quem chega no aeroporto de Salvador para ir a Barra ou ao centro tem que pagar entre R$70 a R$100 reais de táxi, dez ou mais vezes, porque é praticamente impossível tomar um ônibus com duas malas. Ainda que faça esse esforço, o turista está arriscado a perder as malas no caminho, quer por assalto ao ônibus ou quando saltar no terminal da Rua das Vassouras.


Barcelona tem quatro sistemas de transporte público: metrô, ônibus, VLT (trem rápido urbano) e o sistema intermodal (via trem) para sua região metropolitana e zona Oeste da cidade. Para Sitges, balneário distante do centro (tal como entre Salvador e Vilas do Atlântico) paga-se 10 euros ida e volta, 25 minutos da Praça Catalunha. Agora, faça-me o obséquio de pegar um ônibus para Vilas no final de semana no Terminal da Lapa. São 3 horas ida e volta com todo tipo de desconforto.


De sorte que, Salvador ainda tem muito que caminhar e espera-se que isso aconteça com o passar dos anos, melhoria na economia nacional, mais qualificação da sua mão-de-obra, melhor renda para seus trabalhadores, até que possa, finalmente, lá pelo século XXII, conseguir melhorar sua qualidade de vida e seu padrão de civilidade. Por ora, só dá pra comparar com Fortaleza e Recife, ainda assim, cidades mais organizadas e que têm maior renda do que Salvador

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